segunda-feira, 11 de agosto de 2014

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SIMONE FERNANDES FALA SOBRE AS ACUSAÇÕES DE FECHAMENTO DE ESCOLAS DA ZONA RURAL PUBLICADO NO SITE HELENO LIMA.COM

 IMG_20140729_093747642

Educar, um compromisso nosso.

JUAZEIRINHENSES, estando Secretária de Educação deste AMADO município, venho usar este meio de comunicação para apresentar minha nota de REPÚDIO no tocante a matéria que foi publicada no WWW.HELENOLIMA.COM na qual apresenta inverdades. Jornalismo se faz com ética, responsabilidade e veracidade. O jornalista que prima e honra suas atribuições não deve elaborar suas publicações com base em informações incoerentes. Ele precisa buscar a veracidade dos fatos para com as informações transmitidas e ocorridas. Pois muitas vezes os informantes são pessoas que não têm real compromisso. Elas estão tendo uma reação de revolta e desequilíbrio não são compromissadas com o setor público ou sua esfera profissional. 
Sendo EDUCADORA, o meu único objetivo, é contribuir de forma positiva e responsável com a EDUCAÇÃO de Juazeirinho que precisa avançar no aspecto político pedagógico. Esteja em sala de aula ou secretária da pasta de educação, não medirei esforços para contribuir no processo de formação dos nossos educandos.
Na manchete apresentada, “PROFESSOR JONILTON NÃO SABE A IMPORTÂNCIA E O VALOR DE SE ABRIR MAIS ESCOLAS NÃO FECHÁ-LAS”, é uma inverdade pois o PROFESSOR JONILTON estando no Poder Executivo, como Prefeito Interino, seu objetivo é construir escolas com espaço adequado para atender os nossos alunos de forma digna e igualitária, onde os profissionais tenham condições de desenvolver propostas pedagógicas e obter êxito, melhorando assim o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do nosso município e atingir superar as metas propostas pelo MEC (Ministério da Educação) para isso, ele não tem medido esforços junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) pleiteando novas construções de escolas. Contudo o município já encontra-se em análise de algumas propostas, sendo uma Escola de 12 Salas, Projeto FNDE e outra Escola de 06 Salas Projeto FNDE. Os nossos munícipes precisam tomar conhecimentos da real proposta educacional que o PROFESSOR JONILTON está apresentando e realizando em Juazeirinho.
O jornalista foi infeliz quando publicou que as 05 (CINCO) escolas foram fechadas. Enquanto na VERDADE, 03 (TRÊS) escolas foram nucleadas.
Por se encontrarem com suas estruturas físicas impossibilitadas de desenvolver uma proposta educacional séria e humanitária. Para comprovar essa realidade, apresento algumas imagens.
ESCOLAS QUE FORAM NUCLEADAS
1. ESCOLA MANUEL FRANCISCO DE SOUZA (SÍTIO JURUTÍ) – Péssima estrutura física, nucleada para a ESCOLA JOSÉ ANANIAS APOLINÁRIO – (SÍTIO CAIANA).
2. Escola Joaquim Francisco de Maria – A referida escola se apresenta com uma redução quantitativa de alunos, impossibilitando-os de ter uma interação social, assim como o impedimento da adoção de algumas políticas pedagógicas contempladas pelo Governo Federal a exemplo do Mais Educação que requer uma quantidade mínima de alunos para implementar o programa.
3. Escola Maria das Dores (Sítio Pendência) – Ao fazermos um diagnóstico quantitativo dos alunos, resolvemos nucleá-la para a Escola Francisco Nunes (Ipueiras) visando melhorias para todo corpo docente e discente. Com base nos dados residenciais dos alunos da respectiva escola, os mesmos não irão sofrer consequências na locomoção pois há transporte para atender todos alunado.
No respectivo relato da matéria, a referida Escola tem PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e Laboratório de Informática. Caso semelhante ao da Escola Mauricéia – Sítio Alto Grande que foi nucleada no ano de 2013 por apresentar a mesma realidade (redução de alunos e evitar o multiseriado).

4. Escola Inácio Fidelis – Sítio Fidelis – A escola encontra-se em pleno funcionamento, contrariando a informação veiculada pelo jornalista Heleno Lima em seu site WWW.HELENOLIMA.COM. Pois a mesma contempla o Ensino Infantil I, II. Porém reordenamos os alunos da Escola Miguel Lucindo para o Inácio Fidelis. Para atendê-los em melhores condições com estrutura física, contudo o município disponibilizará transporte, e primando pela segurança do aluno colocará um monitor para coordenar todo o trajeto, já que se trata de alunos do Ensino Infantil.
5. Escola Clementino José – Sítio Massapê- A escola encontra-se em pleno funcionamento, contrariando mais uma informação veiculada pelo jornalista Heleno Lima em seu site WWW.HELENOLIMA.COM. Diante do exposto, vejo que o jornalista não tem compromisso e seriedade com sua profissão. Portanto, ao publicar qualquer matéria, procure a veracidade dos fatos buscando informações aos órgãos competentes, para assim exercer a liberdade de expressão de forma coerente sem ferir os padrões éticos do jornalismo.
Estamos convictos que, as propostas educacionais apresentadas e desenvolvidas irão contribuir positivamente para o crescimento educacional do município de Juazeirinho.

Postado: Juasecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário