sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CÂMARA DE VEREADORES DE JUAZEIRINHO REALIZA AUDIÊNCIA PUBLICA SOBRE MUNICIPALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR E SECRETARIO DE SAUDE WELLIGTON ASSIM DEMONSTRA SER UM GRANDE ARTICULADOR.

Juazeirinho - Nesta quinta-feira (13) as dependências da Câmara de Vereadores se tornaram pequena diante das centenas de pessoas que compareceram para a Audiência Pública que previa a possível municipalização da Fundação Hospitalar de Juazeirinho.

 A Audiência foi convocada pela mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores na pessoa do Presidente Josa do PT,  depois da análise das mais diversas possibilidades cabíveis, no intuito de dar uma solução sustentável àquela instituição de saúde.

Demonstrando ser um grande articulador o Secretario de Saúde Welligton Assis que teve participação ativa juntos aos parlamentares explicando nos bastidores e na plenária que com a municipalização a população e o  hospital só tem a ganhar, que como muito bem parafraseou  “o hospital parecia um doente sendo mantido por aparelhos; estava vivo, mas agonizava, com risco de morrer”. Isto porque, nos últimos anos, o hospital veio acumulando dívidas, mas principalmente com o INSS; fato este que impossibilitava a instituição de receber benefícios e subvenções. E de uma forma clara o mesmo afirmou que vamos assumir o ativo e o passivo e estamos conscientes de toda responsabilidade que isso envolve, inclusive de todas as dívidas, garantiu o Secretario Welligton.

Para que a Audiência acontecesse de forma dinâmica e democrática, foram convidados para participarem da mesa, além do Poder Executivo, a diretoria atual do hospital, os vereadores presentes, juntamente com a devidas acessórias jurídicas. 
A condução da Audiência foi feita pelo presidente Joselito Cavalcante que, de início, esclareceu “estamos aqui para viabilizar, através da plenária, um processo que garanta de forma equilibrada a subsistência do hospital em nossa cidade e que, além disso, tenha condições legais de ampliar e melhorar os serviços prestados à população” e, além de garantir todos os direitos dos funcionários, declarou.

Na seqüência, foram ouvidos os vereadores.  Quem iniciou a fala foi a vereadora Liriam Morais que disse ter conhecimento pelo que passar a Fundação pois La esteve Durante três anos como diretora e a sua preocupação maior é com os direitos assegurado dos funcionários se caso a fundação venha ser Municipalizada.


Com a palavra o vereador Cícero Silva que disse que queria saber se caso venha acontecer a municipalização os funcionários efetivos serão relocados para outras secretarias ou órgão, pois sua preocupação é para que os mesmos não sejam perseguidos pelo poder executivo.

Com a palavra o Vereador Jorge Ramos falou de sua preocupação na aprovação deste projeto, pois o mesmo não explicar com clareza de que forma vão ser parcelados os débitos da fundação, de onde vai vim os recursos para pagamentos dos funcionários absorvidos pela Prefeitura já que a lei orçamentária foi aprovada sem estes recursos para tais fins, e encerrou dizendo que aprovando ou não vai ser na pressão que o mesmo dará seu voto.

O ponto negativo da audiência foi , mas uma vez a ausência da Prefeita do Município Carleuza Marques que foi representada pelo seu esposo secretario de administração e finanças Fred Marinheiro, que disse que a mesma não compareceu porque tem outras atribuições  já que a mesma é medica na cidade de campina grande e alem de ser mãe estar com sua mãe enferma.

Estiveram presentes os Vereadores Jorge Ramos, Admilson Gonçalves, Martins Junior, Cicero Silva, Kelma Virginia, Liriam Morais, Sandra Paulino, Nibia Araujo, Emanuelle Silva, Arlete Cabral, alem do Presidente Josa do PT, os secretários
 de Administração e Finanças, Saúde, Presidente da JuaPrev e a direção da Fundação Hospitalar.

A Audiência foi encerrada com a palavra do Presidente da Câmara Municipal Joselito Cavalcante, que agradeceu a todos pelo apoio e o gesto de cidadania e, esclareceu “ que a sessão extraordinária para aprovação do Projeto de Municipalização da Fundação iria ser na noite desta quinta-feira (12), onde vamos nos reunir para colocar em deliberação o projeto de lei do poder executivo. Dentre os encaminhamentos, o passo seguinte é a aprovação pelo legislativo.

redação

Vereador Liriam Morais

Vereador Presidente Josa do PT

Bancada de Vereadores

Secretario Welligton Assis

Dr. Julio Cesar Presidente da JUAPREV

Vereador Jorge Ramos Lider da Oposição



Presidente da Fundação Hospitalar

Um comentário:

  1. imagine se as audiências publicas que estivesse no Brasil só fosse feita se a presidente Dilma estivesse presente, o que seria do Brasil.

    ResponderExcluir