sábado, 13 de abril de 2013

AGRICULTORES DE JUAZEIRINHENSE QUEREM SABER: "ONDE ANDA A RETROESCAVADEIRA QUE JUAZEIRINHO GANHOU?"



Açude Publico da rua

JUAZEIRINHO: O município ganhou do Governo Federal, especificamente do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) uma retroescavadeira para trabalhos no meio rural e basicamente atender aos pequenos produtores rurais construindo estradas e abrindo aguadas.

Segundo informações enviadas ao brog Juazeirinho é Noticia, a retroescavadeira do município estava prestando serviços urbanos na abertura de valas para rede de esgoto no conjunto Piabão e aterrando o açude publico, Lembramos que este serviço e terceirizada, então a maquina não poderia nem deveria estar realizando este trabalho.
Conjunto Piabão

Já que em portaria do MDA diz que: A destinação máquinas teve como objetivo o melhoramento da infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes. Além disso, o uso das retroescavadeiras se estende à terraplanagem e limpeza de açudes, construção de pequenos açudes,  contribuindo para o desenvolvimento dos cultivos da agricultura familiar.
Então a Prefeitura Municipal não poderia e nem pode utilizar esta maquina para outra função que não seja de atender no desenvolvimento dos cultivos da agricultura familiar.

Sugerimos que a população acompanhe de perto os trabalhos desta maquina tão importante para Juazeirinho. E caso suas funções sejam desviada denuncie ao Conselho de Desenvolvimento Rural ou ao Ministério Publico.
Conjunto Piabão


Segundo Abelardo Roma que é membro do Conselho  Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, vai denunciar através de fotos o desvio de finalidade da retroescavadeira aos membros do conselho e ao Sindicatos de Trabalhadores Rurais do município de Juazeirinho, pois não podemos deixar que a maquina venha pra ser utilizada em prol dos Agricultores  e a prefeitura use para seus serviços diários, finalizou. 
O Agricultor Jose Ananias disse que vai telefona para a delegada federal do MDA na Paraíba a Srª Giucelia Figueredo, pois em entrevista que escutei pela radio ela disse que se alguma maquina dessa que foi doada pela presidente Dilma não ajuda-se nos os agricultores poderíamos denunciar que os técnicos iriam aos municípios verificar as denuncias.
Esta semana a população já havia se manifestado a respeito dessa retroescavadeira que estava aterrando parte do açude da rua para beneficiar um funcionário da Prefeitura.
Aterrando o Açude da Rua


Outrossim, registramos abaixo uma reportagem do MDA sobre a finalidade das retroescavadeiras doada para um municípios paraibanos:



MDA na PB vai fiscalizar o uso das retroescavadeiras doadas pelo governo federal 

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (DFDA-PB) vai realizar durante todo o mês de  janeiro de 2013 uma fiscalização e supervisão sobre o uso das retroescavadeiras concedidas na 2ª Fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. As ações da Delegacia prevêem visitas aos municípios beneficiados, seguindo um cronograma de deslocamentos.
Retroescavadeira doada pelo Pac 2

O trabalho atende ao que foi estabelecido pela Portaria MDA 36/2010 e confere à DFDA-PB a incumbência por acompanhar o cumprimento das ações governamentais do PAC na Paraíba. O objetivo, com isso, é garantir o bom uso das máquinas retroescavadeiras, concedidas através de Termo de Doação às prefeituras que cumpriram os requisitos exigidos pelo programa.

A destinação máquinas teve como objetivo o melhoramento da infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes. Além disso, o uso das retroescavadeiras se estende à terraplanagem e limpeza de açudes, construção de pequenos açudes,  contribuindo para o desenvolvimento dos cultivos da agricultura familiar.
Cavando valas no Piabão

As visitas acontecerão aos 42 municípios da Paraíba, distribuídos nos territórios da Borborema, Cariri e Zona da Mata. Durante as abordagens dos técnicos da Delegacia, serão verificados quesitos como: estado de conservação das máquinas; cumprimento de suas finalidades; documentação dos equipamentos, bem como dos operadores; e atendimento às demandas da agricultura familiar. Havendo apuração de irregularidade em algum dos quesitos, o caso será comunicado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e encaminhado ao Ministério Público, Controladoria Geral da União e Polícia Federal.

Segundo Giucelia Figueiredo , Delegada Federal do MDA , na Paraiba , esse procedimento tem como objetivo garantir o uso adequado dos equipamentos , evitando desvios na sua utilização , alem do processo de fiscalização , contamos com o controle social , exercido pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável , Sindicatos de Trabalhadores Rurais que contribuem para que os equipamentos  sejam usados exclusivamente para o fortalecimento do processo produtivo da agricultura familiar nos municípios , conclui Giucelia . 

redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário